Como o marketing digital pode aumentar a lucratividade da sua revenda

Aprenda 6 estratégias para você mesmo colocar em prática

Começar a empreender, ou até mesmo, manter uma empresa constantemente lucrativa, não é tarefa fácil e nós sabemos disso. Exige muito trabalho duro e planejamento, e além disso, é necessário manter-se atento e suscetível às frequentes mudanças do mundo dos negócios.

Pensando nisso, é importante lembrar aos nossos clientes parceiros que a divulgação da sua empresa e dos produtos revendidos, é um ponto em constante mudança e primordial para propagar sua marca, conquistar novos clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Se você é empresário, sabe que a concorrência é acirrada e que é preciso encontrar maneiras de se destacar no mercado. Uma das formas mais eficientes de fazer isso, independente do segmento da sua empresa ou onde ela esteja localizada, é investindo em marketing digital.

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Brasil comporta hoje mais de 184 milhões de habitantes, com 81% dessas pessoas tendo acesso à internet. Isso significa que mais de 149 milhões de pessoas podem ser consideradas potenciais consumidores online.

Claro que é muito importante identificar seu público-alvo, primeiramente, para filtrar essa estimativa e identificar as suas possíveis conversões de vendas. Mas suponhamos que dentro deste universo de milhões de pessoas, apenas 1% tenha sido filtrado, ainda assim teríamos cerca de 1,4 milhão de pessoas que poderiam se interessar e adquirir o seu produto/serviço. Um número muito expressivo, não é mesmo?

Potenciais Consumidores online - Evolusom Distribuidora
Mais de 80% da população brasileira podem ser consideradas potenciais consumidores online.

Agora que você já viu, através de números, o quanto o marketing digital pode trazer mais visibilidade e lucro para o seu negócio, que tal conhecer algumas dicas simples para começar a digitalizar suas ações de marketing? Não se preocupe com atividades complexas, o simples bem-feito também funciona.

Preparamos 6 dicas básicas para que você, revendedor parceiro da distribuidora Evolusom, aprimore suas estratégias de Marketing digital e destaque o seu negócio:

1. Insira sua loja no Google

Com milhões de pesquisas realizadas diariamente, o Google é a principal ferramenta de busca utilizada pelos consumidores em todo o mundo. O site oferece inúmeras ferramentas gratuitas para ajudar pequenas e médias empresas a terem mais visibilidade e maior fluxo de vendas, seja para vendas online ou como meio de pesquisa, comparação de preços e leitura de avaliações antes da decisão de compra.

Entre essas ferramentas está o Google Meu Negócio, um espaço onde qualquer empresa pode cadastrar endereço, contato, horário de funcionamento, mapa e fotos do local, além de serviços e produtos comercializados. Essa ferramenta permite que as pessoas encontrem com mais facilidade, informações sobre a sua empresa.

Google Meu Negócio como ferramenta de Marketing Digital
Google Meu Negócio como ferramenta de Marketing Digital

Para cadastrar a sua empresa basta entrar nesse site e inserir seus dados. Coloque o máximo de informações, isso aumentará os resultados de busca e trará mais credibilidade ao seu negócio. Além disso, o Google Meu Negócio disponibiliza um espaço para que seus clientes avaliem e contem suas experiências de compra e atendimento.

Outra ferramenta simples, gratuita e que ajuda pequenas empresas a ter mais visibilidade e vendas é o Google Merchant Center. Ele exibe os produtos na aba ‘Shopping’ do Google assim que uma busca é feita, mostrando as fotos dos produtos e as avaliações que os usuários fizeram, comparando diferentes empresas por seus preços e avaliações. Quanto maior for o nível de detalhamento e melhor for a descrição de cada produto, maior será a relevância, por isso, capriche na hora de divulgar os itens do seu estoque.

Google Merchant Center e Google Shopping

Quando a pesquisa de um produto é feita, o Google Shopping mostra no topo da página uma foto, o título, o preço do produto e a empresa que está fazendo o anúncio desse produto, como ilustrado neste exemplo:

Para aparecer em mais buscas, ter mais opções de produtos em estoque pode ser uma ótima estratégia. Para isso, conte com a Distribuidora Evolusom! São milhares de itens à pronta entrega, com envio imediato para todo o Brasil.

2. Desenvolva um plano de ações mensais

Essa parte é fundamental para decidir de que maneira você trabalhará as divulgações durante o mês, e para isso é necessário se antecipar, desenvolvendo um cronograma com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Veja em quais mídias estão seus clientes e pense como você gostaria de se comunicar em cada uma delas.

Para os dias úteis, planeje temas interessantes para falar sobre sua loja, produtos, formas de pagamentos e novidades. Observe também quais datas comemorativas podem ser importantes para o seu negócio e crie campanhas para elas. A antecipação é necessária para não esquecer de nenhum ponto importante de produção e veiculação.

Exemplo: uma loja revendedora de eletrônicos, que tem mais procura de clientes durante o Dia Dos Pais, já pode começar a planejar uma campanha com produtos atrativos para esse período, como por exemplo, barbeadores. Verifique de que maneira sua loja poderia chamar atenção para vender mais. Você pode criar um desconto especial, brinde exclusivo, divulgação extra, decoração na loja, etc. Após decidir quais ações podem ser feitas, pense de que maneira você divulgará essa promoção e qual será o prazo de validade.

Um planejamento de marketing digital te deixa sempre à frente, ajuda a ser constante, garante uma rotina mais prática, criativa e segura, e evita possíveis erros ou esquecimentos, que provavelmente seu concorrente não cometerá.

3. Construa conteúdos com estratégia em Inbound Marketing

Inbound Marketing são técnicas utilizadas para atrair clientes através de conteúdos relevantes e humanizados para o seu nicho, a fim de contribuir com informações sobre o mercado e os produtos que você comercializa. Esse estilo de publicação gera, consequentemente, proximidade e credibilidade com seu cliente, tirando o foco do produto em si (que pode ser encontrado na concorrência) e passando a ter mais ênfase na experiência gerada ao consumidor.

Para criar um conteúdo, escolha um de seus produtos e pense em um tema chamativo sobre ele, algo que possa chamar atenção, seja por uma curiosidade ou por suas vantagens. Depois disso, basta escrever o texto explicativo e usar uma imagem para ilustrar o que você está dizendo.

Para entender melhor:

Exemplo: um revendedor de eletroeletrônicos pode criar uma publicação contando aos seus clientes quais são os 5 smartphones mais desejados de 2023. Claro, é importante que esses 5 itens estejam disponíveis em seu estoque, caso algum seguidor tenha interesse em comprar.

Mesmo que a venda não seja revertida no dia da publicação, o leitor que consumiu o conteúdo já sabe que a sua loja vende aquele determinado produto e provavelmente vai se lembrar quando precisar do mesmo. Mas, como citado na dica anterior, é preciso que você faça isso constantemente para continuar ativo na memória e nos algoritmos desse cliente. Essa relação deve ser construída diariamente.

4. Crie um catálogo de produtos no WhatsApp

Ter um site e-commerce com os seus produtos é um grande diferencial, mas se você deseja começar com mais calma, o catálogo de produtos no WhatApp Business é uma ótima opção. As ferramentas ajudam a criar sua vitrine, alcançar novos clientes e potencializar as vendas com rapidez e segurança. São muitas vantagens!

Utilize o catálogo de produtos no WhatsApp Business
Utilize o catálogo de produtos no WhatsApp Business

Nele, você pode inserir imagens, descrição e preço dos itens do seu estoque. O cliente terá a maioria das respostas que procura e ainda poderá avaliar os produtos antes mesmo do atendimento.

Para criar o seu catálogo basta ter a versão empresarial do WhatsApp. Exemplo: clique em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo > Adicionar item> + > Adicionar imagens – escolha a imagem do produto na galeria do celular > Adicione o nome e inclua os detalhes nos campos opcionais de preço e descrição > Clique em salvar.

É possível adicionar até 10 produtos, que podem ser alterados ou excluídos por você a qualquer momento.

5. Ferramentas de disparo de mensagens

Sugerimos que esse passo seja dado após seguir todos os outros tópicos anteriores, quando você já estiver com os materiais de marketing planejados e executados.

Além da divulgação em redes sociais, invista também em plataformas de disparo de mensagens automáticas via WhatsApp, SMS e e-mail marketing. Essa é uma estratégia barata e que pode gerar grande impacto nas vendas e nas divulgações de promoções e novidades da sua loja, além de aumentar a interação, proximidade e fidelização dos clientes.

Exemplos:

  • Se você conquistou um cliente novo, prepare uma mensagem de boas-vindas;
  • Após uma venda realize um acompanhamento pós-vendas para receber um feedback;
  • Em uma campanha comemorativa, envie um cupom de desconto exclusivo;
  • Mande as novidades que chegam na sua loja;
  • É importante citar que, para criar essa relação, é necessário cadastrar todos os seus clientes com o nome, telefone e e-mail.

6. Invista em um influenciador regional

Os influenciadores digitais são personalidades com muitos seguidores. Eles estão presentes nas principais plataformas digitais, como Instagram, Facebook, Youtube, Twitter, Tik Tok, etc. Com certeza você conhece algum exemplo na sua cidade, não é mesmo?

Essas pessoas criam conteúdos para as redes sociais para divulgar produtos e ou serviços de diferentes marcas e segmentos. Por ter grande alcance e visibilidade, as marcas divulgadas passam a ser conhecidas e garantem maiores potenciais de vendas.

Para que a sua revenda tenha resultados vindo de influenciadores, é necessário contratá-los. Os orçamentos podem variar de acordo com o conteúdo e alcance. Alguns desses profissionais aceitam pagamentos em permuta – Você oferece algum produto ou serviço e, em troca, eles fazem propaganda da sua empresa.

Exemplo: pesquise influenciadores da sua região que tenham uma conexão com seu nicho. Avalie sua imagem, a quantidade de seguidores e curtidas nas publicações e a maneira como o influenciador divulga outras marcas. Se todos esses pontos forem positivos, entre em contato e faça uma proposta. Você pode solicitar o “mídia kit” com os resultados de alcance e engajamento dos últimos meses para analisar com mais detalhes antes de fechar a contratação.

Um plano de marketing digital bem estruturado é a melhor maneira para começar. Isso garante que você entenda melhor sobre o seu negócio, caminhe na direção do objetivo definido e cresça de forma mais expressiva e assertiva.

Invista em Marketing de Influência e Redes Sociais
Invista em Marketing de Influência e Redes Sociais

Depois de ler essas dicas, é hora de colocar essas estratégias de marketing digital em prática para conquistar mais diferenciais competitivos e aumentar as suas vendas. 

Você pode colocar a mão na massa, contar com a ajuda de colaboradores e familiares que gostem ou tenham facilidade com redes sociais, ou também pode investir um pouco mais e apostar em agências de marketing, profissionais freelances da área ou até mesmo, contratar um especialista para fazer parte do seu time de colaboradores.

Use e abuse do mundo digital e lembre-se sempre: em um momento em que há tanta concorrência no mercado, você precisa ser visto para ser lembrado!

Esse conteúdo contribui com a sua revenda? A Evolusom Distribuidora tem como objetivo informar e colaborar com o crescimento de nossos parceiros, por isso, quinzenalmente abastecemos nosso blog com um novo artigo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Press ESC to close