Temperaturas podem comprometer o desempenho dos sistemas de energia solar
Estamos em um período de fortes ondas de calor em todo o Brasil. Esse cenário de altas temperaturas impulsionou um maior consumo de energia elétrica, despertando o interesse dos consumidores por soluções mais econômicas, tornando a energia solar como principal alternativa de investimento.
De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de eletricidade nesse segundo trimestre de 2023 teve um aumento de 4,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a setembro deste ano, a capacidade instalada de energia solar aumentou em 3 GW, enquanto a energia eólica acresceu 3,2 GW. Para fins de comparação, durante o mesmo período em 2022, a capacidade instalada de energia solar atingiu 2,5 GW.
Esse desempenho reflete o estabelecimento de um novo recorde de expansão para a energia solar em 2023.
As altas temperaturas continuam no Brasil
Essa estatística tende a aumentar com as novas frentes de calor que prometem chegar nos próximos meses, o que consequentemente movimentará o setor de energia solar, atraindo pessoas que buscam por uma opção mais econômica e sustentável.
A primavera de 2023 sofre influências do El Niño, um fenômeno meteorológico que altera a circulação dos ventos em diversos níveis atmosféricos, desviando as possíveis frentes frias que deveriam chegar ao Hemisfério Sul. Na prática, isso significa que o ar frio polar não consegue se misturar ao ar quente do nosso continente, e por isso as altas temperaturas se mantêm intensas.
O fenômeno deve continuar durante o verão, auxiliado pelo aquecimento global e aumento da temperatura dos oceanos, como informa o Climatempo:
“O El Niño de forte intensidade, vai persistir também durante o verão, dentro de uma atmosfera global em aquecimento e ainda com oceanos mais quentes do que o normal. O aquecimento anormal do oceano Atlântico Norte observado em 2023 tem influência direta no clima do Brasil. Tudo isso vai fazer com que o Brasil ainda tenha dias de muito calor no decorrer desta primavera.” Fonte: climatempo.com.br
Como as altas temperaturas impactam o setor de energia solar
Até aqui, vimos apenas pontos positivos no aumento de interesse por energia solar, não é mesmo? Quanto maior a procura, mais projetos serão realizados e mais vendas serão fechadas.
Mas, você já analisou os contrapontos que esse calor excessivo pode causar?
Temperaturas extremamente elevadas podem comprometer a eficiência dos módulos fotovoltaicos devido ao superaquecimento que esses equipamentos podem sofrer, impactando diretamente no desempenho que seu cliente espera receber.
Em dias de calor intenso, a tensão e a potência dos módulos fotovoltaicos podem diminuir proporcionalmente devido aos níveis de temperatura. Isso significa que, em dias muito quentes, a geração de energia solar pode ser reduzida, levando seus clientes a interpretar a situação como um problema no sistema ou até mesmo erros no serviço prestado.
Esse é um cuidado pós-venda de responsabilidade da empresa integradora, que precisa compreender os mecanismos do sistema e a relação entre as temperaturas e as variáveis elétricas dos sistemas.
Seja transparente com seu cliente
É importante informar seus clientes que essas situações dos módulos já são esperadas, para evitar mal-entendidos, explicando que esse não é apenas uma questão de baixa performance, a distribuição de energia também dependem de fatores geográficos, localização das placas, os tipos de painéis e se há sistemas de resfriamento.
Os painéis são projetados para atender as necessidades energéticas que vão desde temperaturas baixíssimas, como -40ºC, a até os 80ºC. Devido a isso, podemos afirmar que esse não é apenas um problema do aquecimento frequente das placas instaladas, mas também dos produtos escolhidos e do projeto de instalação.
Por isso, é de suma importância trabalhar com equipamentos de procedência, que entregam qualidade e garantia. Com eles, mesmo em possíveis reduções de desempenho, os sistemas fotovoltaicos produzem uma quantidade capaz de atender as necessidades do seu cliente.
Conte com um bom fornecedor para isso. Você encontra as melhores marcas do mercado na Evolusom Solar, com atendimento consultivo e envio imediato para todo o Brasil.
Desempenho e resistência dos painéis solares em dias chuvosos
No tópico anterior, vimos que o excesso de sol pode atrapalhar o desempenho dos painéis solares, mas e nos dias nublados e com céu fechado, o funcionamento também pode ser prejudicado?
As ondas de calor que nosso país está enfrentando resultam em fortes chuvas e tempestades, atingindo muitas regiões do país.
Esses eventos climáticos são em grande parte atribuídos ao aquecimento global, que desencadeia a evaporação de oceanos e rios, gerando vapor d’água e, consequentemente, formando nuvens de grande densidade que resultam em tempestades de larga escala.
É fundamental lembrarmos que mesmo em dias nublados ou chuvosos, a atuação do sol continua existindo. A radiação e a claridade, mesmo que menor, ainda são enviadas e conseguem ser captadas pelos painéis. Isso acontece porque a geração não está ligada à temperatura e, sim, à luz que o sol promove.
A geração de eletricidade a partir da energia solar pode ser inferior em comparação aos dias ensolarados de céu aberto. No entanto, a energia solar ainda é capaz de fornecer energia suficiente para abastecer o quadro de luz de uma residência e manter o funcionamento adequado de aparelhos elétricos e eletrônicos.
A possibilidade da luz do sol não alcançar as placas solares é mínima, e isso só é possível em situações de vários dias consecutivos com nuvens e chuvas intensas. Circunstâncias atípicas e extremamente raras, mas que, se ocorrerem, podem ocasionar redução dos créditos na conta de luz ou capacidade de alimentação reduzida.
Assim que as nuvens se dissipam, a capacidade de geração de energia é restaurada, e o desempenho volta aos níveis normais.
Os painéis solares suportam vendavais e chuva de granizo?
A resistência das placas solares depende exclusivamente da qualidade do produto que você compra e fornece ao seu cliente, mas de acordo com normas internacionais, as placas solares devem conter uma superfície protetora, capaz de resistir a pedras de granizo em velocidades de até 50 km/h.
Há também placas mais modernas, como as que fornecemos aqui na Evolusom. Elas são equipadas com embalagem estratificada, de vidro ou acrílico, que encapam os painéis de células fotovoltaicas de silício — material semicondutor e que capta a luz do sol para iniciar o processo de geração de energia. Essa composição é suficiente para proteger a placa de fortes chuvas de granizo.
Um ótimo exemplo de que é possível ter uma boa produção de energia solar nos dias de chuva está em um dos maiores geradores solares do mundo, a Alemanha. O país europeu possui temperaturas baixas durante todo o ano devido ao seu inverno rigoroso e incidências de neve.
E ainda sim, é considerado um país referência no setor fotovoltaico e comprova as vantagens desse investir em energia solar.
Como integradores podem se beneficiar mesmo com altas temperaturas
Percebemos que os excessos, tanto de calor, quanto de nebulosidade, podem gerar alguns transtornos para os sistemas de energia solar. No entanto, todos eles são situações isoladas, que, além de serem difíceis de ocorrer, não causam grandes impactos ou desvalorizações.
Independente disso, é sempre muito importante comunicar-se com seu cliente, explicando sobre possíveis acontecimentos e atos de prevenção e manutenção. É dessa maneira que sua empresa criará relacionamentos de confiança e fidelização.
Use o clima a seu favor para tornar seu marketing mais atrativo!
Em dias muito quentes, quem não gostaria de relaxar na frente da TV em um ambiente climatizado? Abrir a geladeira a cada 5 minutos para beber algo refrescante?
Mais tempo dentro de casa com muitos aparelhos ligados é a maneira mais confortável que a maioria das pessoas encontra para ter mais qualidade de vida durante essas altas temperaturas.
Toda essa energia eleva os preços da conta de luz. Além disso, as pessoas ouvem notícias sobre a degradação do planeta com a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, tornando-as mais conscientes e interessadas. Com a energia solar, ambas as situações podem ser resolvidas.
O aumento na geração de energia nos parques solares, que agora atingem uma produção média de 2.657 MW, representa um impressionante avanço de 42,5% em comparação ao ano anterior. Isso resultou na notável marca de 42,3 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas na atmosfera, gerando impactos ambientais positivos em escala global.
Pense no problema e depois ofereça a solução
Também podemos concluir que além dos fenômenos da natureza, nossas parcerias influenciam na qualidade, durabilidade e desempenho dos sistemas instalados. Esteja atento a isso, o que parece um simples detalhe pode trazer maiores transtornos no futuro.
Para ter sucesso nos negócios, você também precisa de um bom fornecedor. Conte com a Evolusom Solar para isso! Para conhecer as marcas e produtos que trabalhamos acesse agora mesmo nossa plataforma online ou fale com um consultor de vendas especializado clicando aqui.
E, por fim, preste atenção no que o seu cliente tem a dizer. No primeiro contato, escute individualmente o problema de cada um deles. Dentre os milhares de benefícios da energia solar, um deles será a solução que o seu cliente precisa conhecer, é assim que terá mais interesse fechar negócio.
Acompanhe
Esse conteúdo contribui com a sua revenda? A Evolusom posta novos conteúdos quinzenalmente, com os principais e mais atrativos assuntos do mercado. Fique por dentro e se atualize com a gente! Se inscreva no nosso blog para ser notificado todas as vezes que lançarmos um novo artigo.
Deixe um comentário