89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no período da Black Friday ao Natal.
Está oficialmente aberta a maior temporada de vendas do ano! 2023 está chegando ao fim e traz os principais eventos de comemoração, a Black Friday, Cyber Monday, Natal e o Ano novo, e com elas as estratégias de vendas da sua empresa precisam estar afiadas.
As festividades de fim de ano potencializam as demandas de compra no mundo todo e isso impacta diretamente no comportamento dos clientes, que ficam abertos a gastar mais e até investirem em itens mais significativos.
Como está sua expectativa? Anime-se e se prepare! A maioria dos brasileiros se programa para as compras de final de ano nos últimos dias de novembro e dezembro, usando os benefícios de 13° salário e o extra das férias.
Expectativas para o comércio nas festividades de 2023
Para se ter ideia, em 2022 o comércio eletrônico vendeu quase 6 milhões de produtos e faturou R$2,8 bilhões com as vendas de fim de ano, citou os dados da pesquisa realizada pela ClearSale, empresa de inteligência de dados.
Comparado aos números do ano passado citados no parágrafo a cima, em que o comércio enfrentava no mesmo período um cenário de inflação aliado às eleições e a Copa do Mundo e anda sim garantiu aumento na receita, 2023 tem fortes perspectivas de ser ainda melhor e superar o ano anterior.
De acordo com a pesquisa de estudo da Meta “Expectativas da Temporada de Compras 2023″, 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no período da Black Friday ao Natal. Analisando somente os clientes que pretendem comprar na Black Friday, 71% desejam adiantar as compras natalinas na data.
Sabendo dessas informações, você sente que a sua empresa está preparada para atender essa alta demanda? Independente do porte da sua revenda, é muito importante estar pronto para realizar prazos, entregas e pedidos sem perder a qualidade, mantendo o seu estoque atualizado, abastecido e com novidades.
Mais do que isso, é preciso pensar com antecedência em estratégias voltadas ao seu nicho e público, criando descontos e cupons atrativos que não vão prejudicar seus lucros, elaborando ações de marketing e conteúdos de divulgação para potencializar seu estabelecimento e atrair mais clientes.
Pense em estratégias de vendas exclusivas para o seu público-alvo
Primeiro, você precisa ter bem definido o seu público-alvo, identificando o que eles consomem ou desejariam consumir. Cada negócio tem o seu público e as estratégias de vendas dependem especificamente dessa definição, para assim funcionar e trazer frutos.
Não fique preocupado com o que outros concorrentes estão fazendo, pense no que o seu público gostaria de ver e consumir. Por exemplo, o seu público é fiel a marcas específicas ou, se bem convencidos, estão abertos a conhecer opções com preços reduzidos? Saber disso pode te ajudar a oferecer outros produtos e se destacar.
Vale também considerar que a inflação continua sendo um fator importante na decisão de compra dos brasileiros, fazendo com que o consumidor planeje melhor os gastos com presentes de Natal e aproveite as ofertas de Black Friday.
Em uma pesquisa realizada pela ‘Revista Gente’, dados apontam que a inflação influenciou no comportamento de compra dos brasileiros. As pessoas estão mais flexíveis a experimentarem novas marcas e produtos desde que atendam suas necessidades e o valor caiba na sua realidade financeira.
Essa informação dita a cima revela uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas buscarem pela revenda de produtos mais acessíveis e que ofereçam qualidade, fugindo das mesmices do mercado.
Aqui na Evolusom Distribuidora trabalhamos com mais de 8 mil produtos à pronta-entrega, de mais de 240 marcas diferentes. Tudo isso, para atender as necessidades de diferentes clientes e públicos, independente do seu poder aquisitivo.
Outro ponto importante para se destacar, é não apenas executar estratégias de vendas, mas também organizar um calendário com datas e vigências dessas ações. Tendo previsão dos períodos de maior movimento e demanda, você consegue oferecer as melhores ofertas e prazos de maneira estratégica, estando à frente da concorrência e se tornando mais atrativo.
A Sensormatic realizou uma pesquisa com os dias com mais movimento no comércio varejista durante o fim de ano de 2023.
Confira o ranking com as principais datas para o comércio:
- 1° - 24 de novembro (Black Friday)
- 2° - 23 de dezembro (sábado véspera do Natal)
- 3° - 25 de novembro (sábado pós Black Friday)
- 4° - 22 de dezembro (sexta-feira véspera de Natal)
- 5° - 16 de dezembro (sábado antevéspera de Natal)
O relatório completo com as previsões dos dias mais movimentados está disponível no site da Sensormatic – Clique aqui para conferir a lista, o download é gratuito.
Agora que você já está mais por dentro das expectativas do comércio em 2023, vamos citar algumas estratégias de vendas que sua empresa precisa fazer para ter mais lucratividade nesse final de ano.
15 Estratégias de Vendas para sua revenda
1) Defina seu público-alvo
Como dissemos no tópico anterior, conhecer seu público é um fator essencial para criar qualquer tipo de estratégia. Quando você tem bem desenhado a persona que você deseja atrair, as estratégias de vendas passam a gerar resultados. Portanto, se você ainda não traçou seu público-alvo, coloque esse como seu primeiro e maior objetivo.
2) Conte com um bom fornecedor
Com seu público bem alinhado, chegou o momento de contatar seu fornecedor parceiro para realizar suas compras de fim de ano. Agora que você já sabe quem deseja atingir, a probabilidade de acertar nas compras é muito maior, ainda mais quando você pode contar com parceiros especialistas que te auxiliam nas melhores tomadas de decisão.
Uma boa distribuidora, assim como um bom revendedor, não é aquele que pensa apenas em vender, mas aquele que preza fidelizar seu cliente, e como isso acontece? Através de um relacionamento de confiança e credibilidade. E nós da Evolusom priorizamos isso, oferecemos aos nossos parceiros um atendimento personalizado, dando suporte sobre marcas, produtos, funcionalidades e seus diferenciais.
Além disso, um bom fornecedor também leva a sério os prazos de entrega acordados com seus parceiros, com uma logística rápida e segura, despachando seus pedidos com cuidado e agilidade.
Essas são só algumas das vantagens de contar com um bom fornecedor, conheça outros benefícios de ser um cliente parceiro Evolusom, clicando aqui.
3) Abasteça seu estoque
Quando um cliente chega até sua loja, ele entra acreditando que encontrará determinado produto, ainda mais quando viu alguma divulgação ou realizou essa mesma compra anteriormente, mas quando há falta no estoque e ele precisa procurar por outra revenda, é muito provável que esse cliente não volte mais a frequentar sua loja.
Não permita que isso aconteça!
Nesse período, devido a alta demanda, é muito importante ficar atento. Crie uma listagem criteriosa dos seus pedidos, considerando o que seus clientes já são acostumado a comprar com você e novidades e tendências do mercado que tenham a ver com o seu público-alvo e com a sazonalidade.
As vendas aumentam no seu estabelecimento, mas também aumentam para o seu distribuidor, por isso é importante se antecipar em momentos de sazonalidades. Isso garante que o seu estoque não tenha falhas e prejudique suas vendas.
4) Aposte em decorações temáticas
Independente do segmento que o seu estabelecimento trabalha, uma decoração temática é sempre uma ótima estratégia de vendas. Entre no clima de fim de ano e decore seu espaço. Existem muitas opções simples e acessíveis que podem trazer emoções para a sua loja. Essa estratégia impacta diretamente no emocional dos seus clientes, além de deixar o ambiente mais agradável e bonito.
5) Faça promoções atrativas e rentáveis
Novembro e dezembro são sinônimos dos melhores preços do ano. Os consumidores estão atentos a isso, pesquisando ofertas em todos os cantos. Por isso, é tão importante que você também entre nessa dança e faça promoções atrativas.
Depois de realizar suas decisões de compra com um bom fornecedor, estude de que maneira você pode deixar os preços de saída mais atrativos para os seus clientes. Existem diversas maneiras de fazer promoções sem prejudicar a lucratividade do seu negócio, para ter ideias de como fazer isso, leia esse artigo que preparamos para você.
6) Tenha vale presente personalizado
Sabemos que as compras de fim de ano também remetem a presentes e lembrancinhas, não é mesmo? A questão é que muitas pessoas deixam de comprar por ter dúvidas de qual item escolher, ou por simplesmente não ter paciência para pensar no presente ideal.
É nesse momento que você precisa ter a solução em mãos. Observe os principais valores dos itens da sua loja e prepare cartões presente com diferentes opções de valores. Como por exemplo, R$50, R$100, R$200 e R$500. Seu cliente terá a oportunidade de escolher o cartão presente de acordo com o valor que ele deseja/pode presentear, e quem escolhe o produto é o presenteado.
Mas não deixe para em cima da hora. Crie os cartões em cores diferentes, de acordo com cada valor, e coloque-os expostos em locais estratégicos da sua loja. Em um momento de dúvida ao presentear, ele estará na hora certa e no lugar certo para ajudar o seu cliente, e o melhor, você não perde essa venda.
Além disso, a presença de outro consumidor no seu estabelecimento é sempre uma nova chance de conquistar mais um cliente, que poderá escolher um item de maior valor e pagar a diferença e/ou até comprar vários outros itens que o atraiam.
7) Ofereça listas para “amigo-secreto”
Quantas famílias ou grupo de amigos você conhece, que realiza dinâmicas de troca de presentes? Isso é muito comum! Agora, quantas vezes você já viu memes e zoações de presentes totalmente inapropriados nessas datas? A pessoa dá um super presente e ganhe um par de meias.
Use isso a seu favor! Todo problema tem uma solução. Crie listas prontas com ideias de presente para o amigo-secreto com diferentes estilo de itens e faixa de valores, para agradar à todos os gostos e bolsos.
Outra ideia é divulgar que os grupos podem deixar sua própria lista de opções de presentes na sua loja. Cada pessoa do grupo vai até a loja, escolhe de 2 a 3 itens disponíveis, e na hora de comprar o presente todos já tem ideia do que o seu amigo-secreto ficaria feliz em ganhar. Essa lista de favoritos também podem ser feitas online.
Demais, né? Além de atrativo é bem simples de fazer.
8) Crie combos e kits exclusivos
Muitos consumidores enxergam mais vantagens quando dois ou mais produtos são vendidos juntos. Você pode montar combos exclusivos com itens que se complementam ou que sejam da mesma linha, unir os dois valores e assim calcular um desconto mais acessível.
9) Disponibilize cupons de desconto
Você pode criar diversas estratégias disponibilizando cupons de desconto, desde um pedido de engajamento nas redes sociais para ganhar cupons, até balões para os clientes que comprarem a cima de determinado valor, estourarem.
Para medir a força de influenciador divulgando sua loja, essa também é uma ótima opção. Assim você consegue analisar quantos clientes compraram por indicação e também aumenta as chances de compra e fidelização.
Tudo dependente do que você pretende alcançar com a ação. Bem estruturada, ações com cupons de descontos são sempre ótimas estratégias, independente do segmento que sua empresa trabalha.
10) Monte embalagens personalizadas
Essa estratégia também faz parte das ideias para deixar sua loja mais atrativa ao clima de fim de ano. Além de demostrar cuidado e capricho, envolve seus clientes a emoções que só essa época é capaz de proporcionar.
11) Faça brindes a partir de valores minímos de compra
Pense em um brinde exclusivo que combine com as festividades do período. Depois estipule um valor de compra para ganhar. É preciso que você, mais uma vez, entenda o perfil do seu público-alvo para escolher um brinde que realmente o interesse.
Por exemplo, se você tem uma loja de produtos gamer, o brinde poderia ser um Mouse-Pad da Evus. Mas para que seu cliente ganhe esse brinde que irá disponibilizar, é necessário que ele realize uma compra a partir de R$300.
Essa ação tem o poder de transformar uma simples compra em uma mega compra, simplesmente para garantir que ele garanta o brinde que sua loja está oferecendo. Citamos apenas um exemplo, mas pode pensar em outras opções, só não se esqueça de montar uma estratégia que não prejudique o seu negócio.
12) Crie campanhas de fidelidade
Cartões de fidelidade pós compras e cash back são ótimas opções para estreitar o relacionamento com seus clientes.
Você pode criar um valor mínimo de compras para seu cliente garantir um carimbo no cartão, a cada 10 compras que ele fizer, por exemplo, ganha um desconto especial ou brinde da loja. O fato dele guardar o cartão, aumenta as chances de se lembrar do seu estabelecimento quando precisa comprar, além de ser mais vantajoso pela recompensa que ele terá quando preencher o cartão.
Já no cash back, que é usado mais em vendas online, seu cliente recebe a cada compra efetuada, um valor de recompensa proporcional ao seu gasto. Esse valor atribuído a pontos pode ser usado como desconto em sua próxima compra, ou se ele preferir, pode deixar como créditos acumulativos até atingir um valor desejável para uso.
Ambas maneiras entregam vantagens para o seu negócio e para os seus clientes e é considerada uma ótima estratégia de vendas.
13) Aumente seus prazos e formas de pagamento
Uma outra opção para tornar suas vendas de fim de ano mais atrativas e chamar atenção de novos clientes, é oferecendo mais prazos e formas de pagamento. Para muitas pessoas, a quantidade de parcelas faz toda a diferença na hora de comprar. Análise se essa estratégia é favorável para o público que você atende e de que maneira poderia ser feito, sem que isso prejudique o seu negócio.
14) Faça treinamentos e atualizações para a equipe
Não adianta cuidar de tudo e não cuidar do mais importante: A sua equipe! Eles também precisam conhecer e aderir à essas ideias. Quanto mais eles participam, mas pertencentes eles irão se sentir.
Após montar sua estratégia de vendas e divulgação, informe seus colaboradores das ações que acontecerão na loja. Faça um treinamento sobre as funcionalidades e soluções de cada produto, explique sobre as novas formas de pagamento e promoções que serão disponibilizadas para os clientes. Um time bem alinhado faz toda a diferença!
15) Divulgue em todos os meios de comunicação
Use todos os meios de divulgação para divulgar as ações que sua empresa está realizando, para que os clientes conheçam essas vantagens. Criar uma identidade exclusiva para cada ação, fará com que os consumidores olhem com mais atenção e percebam que essas ofertas são únicas para aquela determinada campanha.
Hoje em dia os algoritmos estão entregando mais conteúdos feitos em vídeo, o que facilita ainda mais para que você crie sem precisar ficar horas desenvolvendo artes. Quanto mais simples e prática sua linguagem, mais clientes vão se interessar e consumir seu conteúdo.
Use essas dicas para alavancar suas vendas!
Ao longo deste artigo mostramos através de dados e informações, o quanto se preparar e investir nas sazonalidades de fim de ano podem trazer grandes vantagens para o seu negócio. Muitas empresas aproveitam essa oportunidade para conquistar mais espaço no mercado potencializando também os meses seguintes.
Se antecipe e planeje suas estratégias de vendas, abasteça seu estoque, prepare seu time e capriche na decoração. Essas praticas vão te ajudar a construir um negócio mais atrativo para começar 2024 com o faturamento lá em cima!
Acompanhe
Esse conteúdo contribui com a sua revenda? A Evolusom tem como objetivo informar e colaborar com o crescimento de nossos parceiros, por isso, quinzenalmente abastecemos o nosso blog com um novo artigo.
Deixe um comentário